Páginas

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Apresentação: O SOFTWARE LIVRE E OS PADRÕES ABERTOS COMO REQUISITOS PARA A PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS EM LONGO PRAZO



Slides da palestra: "O SOFTWARE LIVRE E OS PADRÕES ABERTOS COMO REQUISITOS PARA A PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS EM LONGO PRAZO", na TcheLinux de Bento Gonçalves, realizada no IFRS em 08/11/2014.


A palestra tem como fundamento apresentar o tema da preservação digital, com ênfase no uso do software livre como um componente-chave para preservar documentos digitais em longo prazo. Discute-se a importância do uso de formatos de arquivos abertos para a preservação dos documentos, bem como a sua constante atualização para tecnologias contemporâneas. Nesta abordagem, cabe a apresentação das estratégias de preservação digital, tais como, técnicas de emulação, migração, conversão, encapsulamento, refrescamento de mídia, arqueologia digital, microfilmagem e outras, a fim de efetuar a manutenção dos documentos digitais. Chama-se a atenção para ferramentas contemporâneas como os repositórios digitais confiáveis, os sistemas de gestão de documentos que garantem a integridade e autenticidade e o acesso aberto. A palestra possui laços com acadêmicos e profissionais, direcionada a aplicações nos setores públicos e privado. Com relação às áreas do conhecimento se aproxima de um público multidisciplinar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário