Páginas

domingo, 20 de dezembro de 2015

Documentos digitais: considerações sobre os impactos das tecnologias da informação frente a preservação digital



ARTIGO PUBLICADO na revista Vivências da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-Erechim).


Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI, ISSN 1809-1636, Vol. 11, N.21: p.55-60, Outubro/2015.

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

DOCUMENTOS DIGITAIS: o desafio da preservação


Revista Ciência Hoje (ISSN:0101-8515) publica artigo sobre preservação digital

"A diversidade de programas de computador, suportes de armazenamento, formatos de arquivo, equipamentos e sistemas operacionais aumenta a complexidade da preservação de documentos digitais"

Velocidade da evolução tecnológica, que torna equipamentos e programas rapidamente obsoletos, cria obstáculos à longevidade dos documentos digitais. Confira o texto publicado na CH 330.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Os suportes de armazenamento "mudam o tempo todo no mundo"

Já se sabe que as tecnologias da informação e comunicação estão exercendo um papel fundamental na sociedade, reformulando os caminhos dos fluxos de dados...

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Os Dez Mandamentos do Rei do Arquivo


Trabalho da disciplina de Referência e Difusão, do 6º Semestre do Curso de Arquivologia da UFSM - Dezembro de 2013.

domingo, 16 de agosto de 2015

Preservação de documentos arquivísticos digitais: reflexões sobre as estratégias de emulação


Preservação de documentos arquivísticos digitais: reflexões sobre as estratégias de emulação



Resumo


Os constantes avanços das tecnologias da informação, e a sua inserção na Arquivologia, impulsionaram a produção de documentos arquivísticos digitais, e para salvaguardar este patrimônio, tornou-se necessário implementar políticas e estratégias de preservação digital. Neste contexto, escolheu-se estudar as estratégias de emulação com a finalidade de aprofundar os conhecimentos sobre suas vantagens e desvantagens, partindo da revisão bibliográfica de materiais previamente publicados. Após uma análise qualitativa, discutem-se: dependência de hardware e software específicos, fidedignidade de conteúdo, recursos financeiros e planejamento. Os resultados apontam um cenário de incertezas devido à ausência de estudos sobre emulação na preservação em longo prazo.

Palavras-chave


Arquivologia; Documento arquivístico digital; Preservação digital; Emulação

Texto completo:

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Estratégias de preservação digital para documentos arquivísticos: uma breve reflexão


Estratégias de preservação digital para documentos arquivísticos: uma breve reflexão



Resumo:


Tendo em vista o advento do documento digital na Arquivologia em decorrência dos avanços das Tecnologias da Informação, surge a necessidade de preservar este patrimônio digital. Desta forma, procedimentos de preservação digital são fundamentais para a manutenção da integridade e da autenticidade, além de garantir o acesso contínuo em longo prazo aos documentos arquivísticos digitais. Este artigo tem por objetivo realizar uma reflexão sobre a implementação de estratégias de preservação digital considerando sua aplicação na Arquivologia. A metodologia utilizada consiste na abordagem qualitativa de materiais previamente publicados, desta forma, os dados coletados são analisados e confrontados a fim de realçar as vantagens e desvantagens das estratégias de preservação digital abordadas. Os resultados obtidos estão em conformidade com as discussões de diversos autores, evidenciando que nenhuma estratégia de preservação digital poderá ser implementada de forma isolada. Dentre os avanços mais significativos, destaca-se a convergência entre as estratégias, apresentando um possível cenário de interação e complementação. Além disso, essa discussão expõe um maior aprofundamento das vantagens e desvantagens das estratégias abordadas. Desta forma, busca-se fortalecer as teorias de preservação digital no âmbito da arquivística.

Palavras-chave:


Documento digital; Arquivologia; Preservação digital; Documentos arquivísticos digitais; Estratégias



Acesse o texto completo:

terça-feira, 7 de julho de 2015

As Vulnerabilidades Dos Documentos Digitais: Obsolescência Tecnológica E Ausência De Políticas E Práticas De Preservação Digital




Resumo



Objetivo. Este trabalho procura debater os pontos teóricos referentes à obsolescência tecnológica, implementação de políticas organizacionais, estratégias de preservação e sistemas informatizados. Método. Desenvolve-se o levantamento bibliográfico de materiais previamente publicados, como livros, teses, sítios da Internet e artigos de periódicos científicos indexados no Google Scholar e Portal de periódicos da CAPES. A coleta de dados tem como base a análise qualitativa, e realiza uma revisão de literatura capaz de apresentar o estado da arte sobre a preservação e a fragilidade dos documentos digitais. Resultados. Entre os resultados pode-se considerar a obsolescência tecnológica uma consequencia da própria tecnologia motivada por uma evolução desenfreada. Desta forma, vem atingindo softwares, formatos de arquivo, sistemas operacionais e profissionais responsáveis pela preservação, e assim coloca um parte significativa da memória das sociedades contemporâneas em risco. Conclusões. Destaca-se a importância da políticas institucionais, das estratégias de preservação digital e dos sistemas informatizados. Através destes será possível planejar, monitorar e tratar os documentos digitais, minimizando os efeitos da obsolescência tecnológica com a finalidade de preservar seu conteúdo e sua fidedignidade.


Palavras-Chave



Documento digital ; Documento eletrônico ; Obsolescência tecnológica ; Preservação digital ; Tecnologia da informação


Texto Completo:

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Repositórios digitais confiáveis para documentos arquivísticos: ponderações sobre a preservação em longo prazo

A1 - Ciências Sociais e Aplicadas
B1 - Administração, Ciências Contábeis, Turismo e Interdisciplinas
B2 - Educação, Arquiterura, Urbanismo, Engenharia III, Letras e Linguística, Planejamento Urbano e Reginal/Demografia


Repositórios digitais confiáveis para documentos arquivísticos: ponderações sobre a preservação em longo prazo


Resumo

A evolução da tecnologia da informação e a sua inserção na Arquivologia proporcionou rupturas no conceito e na concepção de documento arquivístico que se refletem nas práticas de gestão, preservação e acesso. A complexidade e a especificidade do documento arquivístico digital implica na necessidade de um tratamento diferenciado se comparado aos documentos tradicionais em suportes analógicos. Além disto, é preciso garantir a integridade e a autenticidade dos documentos digitais armazenando-os em um sistema confiável. Neste sentido, os repositórios digitais se configuram no âmbito global como a melhor alternativa para a preservação em longo prazo, entretanto, as ações para gerar confiabilidade ainda são pouco difundidas. Este artigo tem por objetivo realizar uma reflexão sobre os requisitos para desenvolver um repositório digital confiável. A metodologia utilizada consiste na revisão de materiais previamente publicados nos últimos vinte anos, a qual aborda os dados de forma qualitativa, enfatizando os estudos mais recentes. Dentre os avanços mais significativos, salienta-se a realização de auditorias para que os repositórios possam ser certificados como “confiáveis”. Além disso, é reforçada a utilização de normas e recomendações, e a definição prévia de políticas de preservação digital que considerem a confiabilidade durante todo o ciclo documental, configurando assim uma custódia confiável.


Palavras-chave:

Arquivologia; Documentos arquivísticos digitais; Repositórios digitais; Confiabilidade; Preservação Digital

terça-feira, 23 de junho de 2015

Preservação de documentos arquivísticos digitais: reflexões sobre as estratégias de encapsulamento



v. 11, n. 1 (2015): Memória

Memória na era digital: novos desafios às humanidades e aos estudos da informação

AUTORES:

RESUMO: Os constantes avanços das tecnologias da informação ocasionaram mudanças no que tange à gênese do documento arquivístico, considerado objeto de estudo da arquivologia. Com o surgimento do documento arquivístico digital, houve a necessidade de atualizar as teorias, de forma a contemplar a realidade digital. Surgiram novas abordagens, como a preservação digital, que utiliza procedimentos estruturais e operacionais para preservar os documentos digitais. Este artigo tem por objetivo realizar uma reflexão sobre as estratégias de encapsulamento, discutindo a sua aplicabilidade nos acervos, bem como o seu uso em conjunto com outras estratégias. O método para realizar esta reflexão consiste no levantamento bibliográfico de materiais previamente publicados. Dessa forma, os dados coletados são analisados de forma qualitativa. Este estudo realça as vantagens e desvantagens das estratégias de encapsulamento, apontando lacunas que poderão ser solucionadas com o auxílio de outras estratégias de preservação digital. Por fim, enfatiza-se uma maior aproximação das atividades de preservação digital com a gestão do conhecimento, uma questão que ainda é pouco discutida no âmbito da preservação de documentos arquivísticos digitais.
Palavras-chave: Arquivologia; Documento Arquivístico Digital; Preservação Digital; Encapsulamento; Gestão do Conhecimento.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Preservação de documentos arquivísticos digitais autênticos: reflexões e perspectivas



Resumo:

O aumento da produção de documentos arquivísticos digitais impulsionou os estudos sobre as estratégias pra sua preservação, de tal forma, muito se conhece de suas vantagens e desvantagens. Atualmente é preciso planificar os prós e os contras das estratégias e definir um ambiente confiável para a preservação de documentos digitais autênticos garantindo o acesso contínuo em longo prazo.

As estratégias de emulação como fundamento para a preservação de objetos digitais interativos: a garantia de acesso fidedigno em longo prazo

Informação Arquivística, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 95-116, jan./jun., 2014


Resumo: os avanços das tecnologias da informação no campo arquivístico ocasionaram uma crescente demanda por documentos digitais, entretanto a preservação destes documentos continua sendo uma atividade abstrata devido à ausência de políticas e estratégias de preservação. Existem documentos digitais dotados de recursos interativos, estes recursos devem ser preservados, pois são fundamentais para a sua apresentação e uso de suas funcionalidades. A implementação das estratégias de emulação é considerada fundamental para preservar recursos específicos, embora seja uma estratégia complexa e que poderá ter custos elevados. O objetivo deste estudo é apresentar uma reflexão sobre a preservação da fidedignidade em documentos compostos por objetos digitais interativos. Tem-se como princípio discutir a manutenção de sua integridade e autenticidade, garantindo o acesso em longo prazo. A metodologia utilizada consiste em levantamento bibliográfico de materiais previamente publicados, os dados coletados são analisados de forma qualitativa. Discute-se a necessidade de preservar requisitos relacionados à interatividade dos documentos digitais, bem como combinar a emulação com outras estratégias de preservação digital. Os resultados mostram vantagens e desvantagens da emulação frente às outras estratégias, parte dessas desvantagens poderá ser contornada com o auxílio de estratégias como a migração e encapsulamento, mas há determinados casos em que não será possível migrar e nem encapsular os objetos digitais interativos. Há de se considerar o desenvolvimento de emuladores, conversores e visualizadores, pois estes poderão ser os únicos meios de recuperar a informação dos documentos arquivísticos digitais. Por fim, recomenda-se a implementação de repositórios digitais confiáveis para a preservação em longo prazo.