Páginas

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Os suportes de armazenamento "mudam o tempo todo no mundo"

Já se sabe que as tecnologias da informação e comunicação estão exercendo um papel fundamental na sociedade, reformulando os caminhos dos fluxos de dados...
Não há como refutar esta afirmativa, basta uma rápida análise nas mudanças ocorrida nas últimas três décadas. Muita coisa mudou em pouco tempo, e a constante evolução fez a própria mudança se tornar obsoleta. Ora pois, a necessidade de produzir mais e melhor em menos tempo faz com que vivamos sobre um terreno tecnológico instável, o que hoje é atual pode ter sido uma ficção no passado e será uma tecnologia ultrapassada no futuro.

“Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo”

Este trecho da música “Como uma onda”, gravada pelo músico brasileiro Lulu Santos, no álbum “O Ritmo do Momento” de 1983, expressa de forma clara a constante renovação do mundo. Considerando esta mudança no plano das tecnologias da informação e comunicação, pode-se constatar que o álbum produzido em 1983 pela gravadora Warner Bros Records Inc, foi lançado nos suportes de mídia: disco de vinil (desenvolvido no final da década de 40); fita cassete (desenvolvida na década de 60); e o compact disc, popular CD-ROM (desenvolvido no final da década de 70). Dentre estas mídias de armazenamento escolhidas, todas tiveram seu auge e sua decadência em virtude de novos suportes. Realmente “tudo muda o tempo todo no mundo”, o CD-ROM, que era atual na época vem caindo em desuso pelo público geral. As gravadoras seguem produzindo CD’s, e DVD’s, entretanto já podem ser encontradas músicas para venda direto nos sites, além disto, as indagações contemporâneas voltam-se para o “armazenamento na nuvem”, em servidores on-line que armazenam os conteúdos.


As mudanças aconteceram, e estão acontecendo, basta percebe-las! Como conclusões desta discussão, pode-se destacar que não um suporte padrão, logo, torna-se necessário identificar as tendências do mercado e se adaptar as mudanças antes que se percam registros de valor ímpar em seus respectivos contextos. Novos suportes de armazenamento surgirão, até porque, "tudo muda o tempo todo no mundo", sendo assim, é preciso se adaptar as rápidas e desenfreadas mudanças decorrentes dos avanços das tecnologias da informação e comunicação.

Por:
Henrique Machado dos Santos Arquivista e Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)



Nenhum comentário:

Postar um comentário