Páginas

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

A Obsolescência do Conhecimento em Preservação Digital

 ARTIGO PUBLICADO!!!

"A Obsolescência do Conhecimento em Preservação Digital"
Ciência da Informação em Revista. ISSN 2358-0763, v.5, n.1 p. 41-58, jan./abr. Alagoas: Maceió, 2018.

Resumo: este estudo realiza uma reflexão sobre a gestão do conhecimento sobre preservação digital, com ênfase em preservar o conhecimento e mantê-lo acessível no longo prazo. Para isto é perpassada a relação entre gestão do conhecimento e preservação digital, assinalando pontos de convergência para um possível ciclo de retroalimentação. A metodologia utilizada consiste no levantamento bibliográfico de materiais previa-mente publicados, configurando-se como um artigo revisão de caráter assistemático. Dentre as contribuições mais relevantes deste estudo, ressalta-se que a obsolescência do conhecimento é um entrave tão complexo para a preservação digital, quanto a obsolescência de hardware e software, o que reforça a importância das práticas de gestão do conhecimento.

Palavras-chave Preservação digital. Gestão do conhecimento. Obsolescência tecnológica. Obsolescência do conhecimento. Documento digital.



segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Documento arquivístico digital: demanda, confiabilidade e preservação

Artigo publicado na Revista Informatio, 22 (2), 2017, pp. 72-85 ISSN: 2301-1378, Montevidéu, Uruguai.

Resumo: este estudo realiza uma breve reflexão sobre o advento do documento arquivístico digital, tendo em vista a demanda por estes registros presente em diversos setores da sociedade contemporânea. A abordagem parte do surgimento dos documentos digitais, perpassando a evolução e a demanda, e concentrando-se em aspectos pertinentes como: confiabilidade, preservação e acesso em longo prazo. O método utilizado consiste em um levantamento bibliográfico de materiais bibliográficos previamente publicados que resulta em um artigo de revisão assistemática. Desta forma, são debatidos pontos referentes à obsolescência tecnológica, implementação de políticas organizacionais, estratégias de preservação e sistemas informatizados. Por fim, observa-se na literatura um consenso quanto à necessidade de definir as políticas previamente, e após, implementar as estratégias e o repositório digital. Logo, aponta-se a necessidade de contextualizar estas soluções no âmbito da Arquivística, de modo que os seus princípios sejam considerados dentre as atividades de preservação digital.