Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Uma sociedade entre o "zero" e "um"


Um estranho emaranhado de bits que circunda um mundo cada vez mais abstrato. Pode até parecer exagero mas este é o contexto da informação digital. O "zero" e "um" define a nossa vida, resguarda as memórias contemporâneas de toda uma sociedade que não sabe viver sem o "virtual".

Mas este "mundo abstrato" que vivenciamos em paralelo ao "mundo real" nos trás novos meios de interação entre as pessoas e de representação do conhecimento. Construir um texto de reflexão sobre frases de efeito vem se tornando necessário para se prender a atenção do leitor que cada vez se sente mais impaciente com a velocidade e com a interatividade proporcionada pelas tecnologias da informação.
O que tenho observado em minhas pesquisas é uma relação de dependência das pessoas e das organizações com relação às tecnologias. Neste sentido, pode-se ressaltar o registro de informações, os quais são denominados como: documentos digitais.
Muito já tenho falado sobre documentos digitais, em diversos artigos, mas não custa relembrar por meio deste texto informal. Há um grande valor a ser agregado a estes registros em virtude de sua praticidade, em contrapartida, suas vulnerabilidades vêm acarretando grandes perdas para a humanidade, seja com relação aos valores financeiros ou culturais. Há diversas estratégias, criaram-se padrões e repositórios digitais, mas agora é preciso ir além... O "ir além" que me refiro reside na abordagem interdisciplinar. Tanto se fala em interdisciplinaridade mas pouco se vê, por isto ressalto a necessidade de começar um processo de revisão do nosso "fazer pesquisa".
Acredito que sem a visão do "todo" será difícil demonstrar a importância de preservar tais registros. Falando nisso, você que não é de áreas relacionadas à Ciência da Informação e Documentação, sabe da importância dos documentos digitais para a sua área? Você produz documentos digitais?
Ficam aqui as indagações...




Por: Henrique Machado dos Santos Arquivista e Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário